CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO

A CPCCRD – Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto saúda o DIA INTERNACIONAL DA MULHER

9 de Março, 2023

As condições de vida de muitas mulheres continuam difíceis. São elas que, em média, trabalham mais horas, seja nas tarefas profissionais, seja nas tarefas de casa.
Bem sabemos que as mulheres trabalhadoras estão confrontadas com uma difícil articulação entre as exigências profissionais, a organização da vida doméstica e o acompanhamento familiar.
A Igualdade entre mulheres e homens é uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social, sendo igualmente um requisito necessário e fundamental para a igualdade, o desenvolvimento e a paz, onde homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas e devem beneficiar das mesmas condições.
NÃO HÁ NENHUMA RAZÃO PARA QUE SE MANTENHAM BARREIRAS
Sublinhamos que este assunto não pode ser encarado como um problema das mulheres. Admitimos ter havido progressos, mas persistem ainda desigualdades, como a diferença salarial e a receber menos do que os homens. Assinalar o Dia Internacional da Mulher é deixar bem claro que todo o povo merece igual respeito, e valorizar de igual modo as diferenças de mulheres e de homens e os vários papéis que desempenham na sociedade, sendo esta uma condição necessária para o bom funcionamento da democracia e conduzindo a políticas mais eficazes.
Promover a igualdade de género, valorizar o papel das mulheres no movimento associativo popular, destacando a sua participação cívica, o seu contributo para a sociedade, para as populações e as comunidades locais, é urgente e necessário.
A Confederação saúda todas as mulheres especialmente as que connosco comungam dos mesmos ideais associativos e manifesta a sua determinação em apoiar todas as iniciativas que visem promover os seus direitos no trabalho, na família e na sociedade.
A todas as Mulheres, portuguesas ou de outras nacionalidades, desejamos que mais cedo que tarde, seja reconhecido o seu papel numa sociedade mais justa, fraterna e solidária.
Viva o Dia Internacional da Mulher!

Last modified: 9 de Março, 2023

Comments are closed.