CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO

Confederação saúda Dia Internacional da Mulher

8 de Março, 2022

Confederação saúda o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, e apela à solidariedade com as Mulheres e Crianças ucranianas.

Celebrado em todo o mundo este dia lembra as Mulheres operárias que, em Chicago, morreram no incêndio que destruiu a fábrica onde trabalhavam quando lutavam pelos seus direitos. Em 1975, a ONU consagrou este dia como Dia Internacional da Mulher, tendo dedicado este ano às suas causas.

A Confederação saúda todas as mulheres, especialmente as que connosco comungam dos mesmos ideais associativos e manifesta a sua determinação em apoiar todas as iniciativas que visem promover os seus direitos no trabalho, na família e na sociedade.

No Movimento Associativo de Cultura, Recreio e Desporto, também as mulheres exercem um papel cada vez mais destacado quer enquanto filiadas, praticantes ou dirigentes das muitas associações, colectividades e clubes que se espalham por este Portugal fora. Com a sua participação e ação, também elas são agentes transformadoras desta sociedade que, apesar dos avanços conquistados após o 25 de Abril, ainda não lhe proporciona o que almejam e merecem.

Infelizmente vivemos uma época em que as mulheres e seus filhos mais uma vez são as principais vítimas da loucura de uns poucos que não hesitam em provocar tragédias humanas de dimensões inaceitáveis como a que se está a passar na Europa (Ucrânia) e ainda usam o seu sofrimento como meio de propaganda e manipulação.

A Paz assume mais uma vez um lugar bem destacado na lista de ambições das mulheres de todo o mundo, seguindo-se o desejo de igualdade de direitos e de salários, de emprego, de saúde, de habitação e educação.

A todas as mulheres, portuguesas ou de outras nacionalidades, desejamos que mais cedo que tarde seja reconhecido o seu papel numa sociedade que deverá ser justa, fraterna e solidária.

Para atenuar o sofrimento físico, material e emocional das mulheres e crianças ucranianas que procuram segurança no seu país e em Portugal, a Confederação recomenda que as colectividades e os seus dirigentes colaborem nas campanhas em curso de recolha e envio de bens materiais e integrem, sobretudo, as crianças que chegarem ao nosso país nas actividades associativas, contribuindo assim para que estas sejam mais felizes.

Viva o Dia Internacional da Mulher!

Paz sim, guerra não!

 

Last modified: 8 de Março, 2022

Comments are closed.

Copy link
Powered by Social Snap