CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO

“ESCOLA DO ASSOCIATIVISMO – Projeto-Piloto”

12 de Julho, 2022

A Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) está a promover uma ação de capacitação para crianças e jovens sobre a importância da participação na sua comunidade e, em concreto, nas associações, clubes e coletividades locais, que arranca hoje dia 24 e terminará no próximo dia 26 de junho. A iniciativa decorre na sede do Clube Recreativo Delgadense (CRD) e conta com o apoio das autarquias locais, Junta de Freguesia da Roliça e da Câmara Municipal do Bombarral, assim como dos Bombeiros Voluntários do Bombarral e de muitos/as associados/as do CRD.

A ação de capacitação envolve cerca de quinze crianças e jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, residentes no Bombarral e abordará, de forma lúdico-pedagógica, temas como os Direitos Humanos, a participação e a cidadania, o Movimento Associativo Popular, a formação e o envolvimento em associações e coletividades. Este projeto constitui parte integrante do Observatório Associativismo Popular (2021-2022), uma parceria entre a CPCCRD, a Universidade Lusófona e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e conta com a coordenação operacional de Conceição Brazão Correia, Rute Correia Azevedo, Jéssica Chainho Pereira, Natália Martins, Rodrigo Andrade e Delmira Rafael. Dada a origem geográfica e social do projeto ser o concelho do Bombarral e a sua constituição e organização partir de dirigentes associativos/as locais, foi intenção dar início neste município.

O projeto procura dar resposta à necessidade identificada de promover a participação de crianças e jovens na sociedade civil, em particular nas associações, clubes e coletividades de cultura, recreio e desporto. A equipa de coordenação acredita que as coletividades constituem verdadeiras escolas de democracia e de cidadania, assumindo especial importância no desenvolvimento de competências fundamentais para a manutenção de sociedades livres, justas, participadas e democráticas.

Esta será a primeira ação de um projeto que procura criar estratégias e ferramentas direcionadas para crianças e jovens, mas também para dirigentes associativos/as que queiram promover essas competências nas suas associações e coletividades.

 

Last modified: 12 de Julho, 2022

Comments are closed.

Copy link
Powered by Social Snap